Delegação de Leiria do INESCC

A Delegação no Politécnico de Leiria do INESCC foi criada em 2007/2008, tendo as suas instalações, inicialmente situadas no Campus 5 do IPL, sido inauguradas em Fevereiro de 2008.

Os objectivos da sua criação consistiram em congregar todos os docentes do IPL que já eram investigadores do INESCC, dando visibilidade à sua importante contribuição para a I&D desenvolvida por esta instituição, e, potenciar o incremento dessa actividade, criando condições para atrair novos investigadores e para o desenvolvimento de projectos. De resto, a ligação de docentes do Instituto Politécnico de Leiria ao INESCC existe pelo menos desde 1995, sendo o seu trabalho enquadrado em diversos protocolos que foram sendo estabelecidos entre as duas instituições.

Actualmente a delegação possui 20 investigadores, dos quais, 18 doutorados e 2 doutorandos, apoiados por alunos de mestrado e bolseiros de iniciação à investigação. As actividades desenvolvidas são actualmente fortemente condicionadas pelo forte envolvimento dos seus membros em diversas atividades letivas e administrativas, contudo, os seus membros estão ainda envolvidos em diversos projectos e prestações de serviço.

O INESC Coimbra tem por objecto a realização de actividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência e integração de conhecimento, tendo por base disciplinas das Ciências de Engenharia e das Ciências de Gestão / Investigação Operacional, visando contribuir  para a melhoria do desempenho global das organizações e para o progresso do conhecimento, numa abordagem de Engenharia de Sistemas (i.e., combinando criativamente teoria e metodologia, questões técnicas e factores Humanos).

As diferentes formações (em Eng. Electrotécnica e de Computadores, em Engª. Civil e Geográfica, em Gestão e em Matemática) e áreas de ensino permitem aos investigadores do INESCC colaborar no estudo de problemas complexos em diversas áreas, aprendendo e desafiando-se mutuamente. Por um lado, as ciências  da Engenharia (e.g. sistemas de apoio à decisão, sistemas de informação geográfica) são usadas para estudar problemas de gestão e de análise de desempenho (planeamento, controlo, análise de projectos e avaliação de sistemas). Por outro lado, as ferramentas de apoio à decisão da Gestão são usadas para estudar problemas de engenharia (planeamento energético/uso racional de energia, análise e planeamento de redes de telecomunicações, planeamento regional e urbano). Os projectos, as supervisões de teses e os artigos em conjunto demonstram estas sinergias.

Na delegação existente no Politécnico de Leiria, as actividades predominantes inserem-se no stream de Utilização Racional de Energia e Planeamento Energético, quer na vertente dos Sistemas de Energia Eléctrica, quer na vertente da Eficiência Energética em Edifícios (incluindo docentes de Engenharia Electrotécnica, Engª Mecânica e Engª do Ambiente). Contudo, existem também investigadores ligados à Mecânica computacional, aos Recursos Hídricos, aos Sistemas de Informação Geográfica (Engª Civil), e à Investigação Operacional (Matemática e Gestão).